domingo, 12 de setembro de 2010

meu diário de bordo do 1 periodo de pedagogia

DIARIO DE BORDO









Hayra Gonçalves















1ª ETAPA – PEDAGOGIA















Cariacica/2010



Começo meu diário meio que com medo sem saber como falar e como passar para o papel oque aprendi neste meu 1ª etapa, está sendo uma experiência maravilhosa estar voltada para esta área que é a educação um lado que jamais pensei que iria me dedicar tanto.



Logo no primeiro capitulo sobre oque somos, oque é o homem !!! Junto com nosso cd de aprendizagem e com a musica de Milton nascimento entendi que eu tenho que pensar de forma diferente sobre a concepção do homem, nosso papel na transformação do mundo e na construção da sociedade.



Por tanto amor

Por tanta emoção

A vida me fez assim

Doce ou atroz

Manso ou feroz

Eu caçador de mim

Preso a canções

Entregue a paixões

Que nunca tiveram fim

Vou me encontrar

Longe do meu lugar

Eu, caçador de mim

Nada a temer senão o correr da luta

Nada a fazer senão esquecer o medo

Abrir o peito a força, numa procura

Fugir às armadilhas da mata escura

Longe se vai

Sonhando demais

Mas onde se chega assim

Vou descobrir

O que me faz sentir

Eu, caçador de mim

Musica Milton nascimento

Caçador de mim



É preciso estabelecer diferenças entre o homem e os outros animais as semelhanças fisicas podem ser poucas mas o homem é capaz de adaptar-se com facilidade que qualquer outra criatura. O ser humano é capaz de romper com o passado, modificar o presente e prever o futuro

Os animais desde o surgimento da especie repetem a mesma forma os mesmos padrões de comportamento vividos pelos seus ancestrais.

Nós homens nao nascemos prontos pela naturesa, mas somos capazes de nos construir e reconstruir nela transformando sua propia história.



O homen alem de ser manso ou atroz, e tambem contraditorio, instavel e transformando a naturesa em eterno caçador de si mesmo



“CONHECENDO O MEIO, SE ADAPTA A ELE E O TRANSFORMA”






Homem vitruviano

Esta imagem marca a transição de concepção de homem, o homem passa a ser considerado o centro do universo.




figura de O pensador de augusto rodim



Certos pensamentos ditos por Rodim são basicamente noções pertencentes ao senso comum não é a sua verdade ou falsidade as pessoas não sabem o porquê dessas noções trata-se de um conhecimento popular (sem base)


Os provérbios ditos populares são exemplos que trazem por simples versos ou frases, de que o ser humano já nasce cheio de qualidade que de acordo a vida irá ou não aparecer, e vão se perpetuando de geração a geração



Reflexão: A escola publica não estuda somente “pobre” existem crianças e adultos de varias classes. E concordo que nascem pobres e ricos e tem uns que nascem pobres e com esforços próprios ou indevido não sei ! ficam ricos ...

Com tudo o fracasso escolar vem da falta de talento dos pais e responsáveis que não incentiva os seus filhos ao estudo, que por ventura próprios pais mal tem o ensino fundamental, mas cadê o interesse. O que falta na vida escolar é sempre o interesse da família.



O homem um ser sócio histórico: oque puxei do lado paterno e materno sim meu cabelo e do meu pai, mas meu jeito de ser da minha mãe, mas só as condições biológicas não contam, ou melhor, não concretizam o homem.

Elas dão sustentação para o homem apropiar-se da cultura e suas funções psíquicas.

Nós não podemos viver solitários o homem não nasceu para viver sozinho ou vivermos da mesma forma a cada momento vamos criando, transformando e reconstruindo a vida e para isso não bastam só as características biológicas para sermos um ser sócio históricas.



Ainda hoje existem sonhos que buscam outros sonhos que são sombrios como, por exemplo, as pessoas que migram para São Paulo para garantir um bom emprego eles mesmo tem um subemprego e vivem de forma triste.

Os empregos são nos lixões das cidades catadores de lixo e muitos outros é a realidade do nosso pais e pergunto porque muitos tem tanto e outros nem conseguem viver ... (sobreviver)



A linguagem tem um papel fundamental, pois nos leva além de nossas experiências, é um fenômeno social, resultado da convivência humana.

O homem não utiliza apenas da linguagem verbal para se comunicar nós nos expressamos através de gestos, fotografias...

E os fatores que contribuíram para a humanização do homem são as criações de instrumentos de trabalho, despertar da consciência e o surgimento da linguagem.



Para finalizar esta etapa, a EDUCAÇÂO acontece de maneira formal e sistemática em lugares distintos com normas e padrões pré determinados escola e a família são as principais instituições responsáveis pela transmição cultural preestabelecidos pela sociedade com a intenção de educar.





Quando pequei esta foto logo pensei, que estava voltada para alunos bagunçando a sala de aula e o professor explicando e chamando atenção, pensando bem olha o professo já é de idade muitos anos lecionando e com muita paciência educando crianças em uma sala de aula temática alegre, e feliz isto muito me chamou atenção mostrando que com dedicação, desempenho amor e muito talento








Metamorfose

Lagartas

Ou até uma taturana

Escondidinha em um galho

Ou no meio das plantas

Ao ficar adulta

Vai virando pupa

E ali bem quietinhas

Vai se enrolando todinha

Até ficar prontinha

E virar borboletinha.



Alunos da 4ª série A, da escola do meu bairro



Este poema peguei de um aluno de uma escola do meu bairro achei interresante, porque diz para mim que em todos os sentidos nós seres humanos (homem) passamos por transformações tanto elas biológicas ou físicas e de todo modo, logo quando o li me veio toda essa conclusão de sociedade, cultura, e biológica claro, tudo esta tão claro em minha mente que hoje já enxergo tudo em minha volta com outros olhos sempre voltado para a compreensão do conhecimento e do desenvolvimento humano.



História da Educação



Qual é a sua importância!!

A educação de fato não e neutra, esta ligada a questões e valores políticos, econômicos e sociais e a escola faz parte do mundo, é um instrumento de transformação a criança brinca, aprende, chora, come e aprende de novo e os professores lêem histórias ensina e também fica chateado e ensina assim e a rotina da vida na escola

Mas isso tudo não funciona sozinho é um sistema múltiplo engloba varias coisas como, por exemplo, a dedicação e o talento dos pais e responsáveis para que uma criança desenvolva o ensinar e o aprender e compreender este mundo, o ser humano esta ligada a educação desde nascimento ao vir ao mundo um bebe já sabe que o lugar onde ele estar é diferente as transformações dessas características sempre se relacionam a mudanças

Dentre os fatores somos seres históricos já que tudo que fazemos e pensamos já fica na história (passado) e gera aprendizado e experiência e cabe a nós “novos Professores” tentarmos fechar lacunas deixadas para trás da historia da educação que por muitas vezes ignorada, como diz o professor Cassimiro dos reis Filho em obra publicada em 1981 “somente depois que realizarmos estudos analíticos capazes de aprofundar o conhecimento da realidade educacional, como tal foi constituída.”e realmente o presente não existe se não fosse o passado .

Os aspectos mais importantes de toda a história é claro tudo que foi vivido para ser hoje, oque é a história da educação nosso sucesso depende da história os estudos nos remete a ver a importância para desenvolvermos uma atitude critica e que a mudança esta em nos mesmo, e em lugares reais.

Dentre fatos ocorridos em toda a História da Educação viajamos por todo o mundo principalmente na Grécia, Roma onde estudando toda a história me voltei para o passado quando estava ainda no ensino médio – nuss!!! Muito bom

Desde daquele período me apaixonei por “Atenas” uma educação completa e cheia de sabedoria onde valorizava sempre o intelectual esta é a educação dos meus sonhos para meu filho e para meus futuros alunos.

Viajando com a autora Aranha – será que a idade média foi um período de “trevas ou não” há controvérsias trevas porque reprimiam a produção e a expressão cultural, provocaram a exploração do trabalho e a dominação dos impulsos humanos por meio de dogmas religiosos mas há também autores que destacam períodos de luzes pelo trabalho dos padres que nos mosteiros resguardavam a herança cultural Greco- latina por séculos dentre outros

Logo então o Renascimento e o Iluminismo onde foi o apogeu do homem onde estava no período da ração e do poder

Obs.: Em todo o tema da História da Educação este período foi que mais me chamou atenção.

Ser humano e suas Dimensões

.É importante entender que o indivíduo não nasce com uma personalidade pré-moldada, basicamente estável, que o acompanharia pela vida e à qual se poderia atribuir a função de causa essencial de seus atos, quer os considerados adequados, quer os considerados impróprios. A visão que atribui à personalidade a propriedade de originar as ações humanas é alienante e desloca a análise da conduta das pessoas de seus reais determinantes: todas suas vivências no decorrer de sua história de vida pessoal e sócio-cultural. Em nosso momento histórico atual, reside nos projetos políticos- pedagógicos a busca por coerência entre as práticas de ensino e novos paradigmas científicos que, no contexto das emergentes mudanças, devem estar presente nas reformulações pedagógicas.

Muitas teorias estão ficando cada vez mais clara em meu conhecimento

Piaget com a teoria dos estágios de desenvolvimento.

Viygostsky defende que a criança é introduzida no mundo da cultura por parceiros mais esperto.

Dentre outros importantes...

O que me chamou a atenção foi Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), filosofo e escritor, nasceu em Genebra, na Suíça e morreu na França. Nasceu protestante, tornou-se católico e depois retornou ao protestantismo.

A educação, segundo ele, não deveria ter por objetivo a preparação da criança com vista para o futuro nem a modelação dela para determinados fins: deveria ser a própria vida da criança. Mostrava-se contraria á educação precoce. Era preciso ter em conta a criança, não só porque ela é o objeto da educação oque a educação da essência também se dispunha a fazer – mas porque a criança representa a própria fonte da educação.



Novos ambientes



Esse caminho de idas e voltas, onde todos se envolvem participam nas aulas, no Orkut,nos sites é fascinante, criativo, cheio de novidades e de avanços.O conhecimento que é elaborado a partir da própria experiência se torna muito mais forte e definido em nós.

Sabemos que com os novos ambientes de aprendizagem usados nas salas de aula tradicional esta ligada com o crescimento do processo de aprendizado, este processo é responsabilidade do aluno e do mestre é de total importância que o professor seja o organizador e planejador para uma aprendizagem significativa, concluindo: o professor que cria sua forma se integra as varias tecnologias!!!! Sociais no contexto da educação Segundo Capra (2000), redes sociais são redes de comunicação que envolve a linguagem simbólica dos limites culturais e as relações de poder., O Orkut, twitter, facebok e muitos outros são exemplos cada vez mais conhecidos para estes novos ambientes mas lembre-se usados com sabedoria. Sabemos que os softwares oferecem a possibilidade de estudo é visto por alunos como modo de se interresar nas aulas este mundo tão virtual temos a necessidade da ampliação do conceito de aprendizado, e com recursos tecnológicos tem exigido o Maximo dos educadores que vem se complementando para a formação de um individuo no plural.

Resenha de uma matéria do “jornal A Gazeta” – achei marcante

Sete mil crianças estudam sem livros didáticos na capital



Jornal A Gazeta de 1º de maio 2010





Quase três meses depois do inicio do ano letivo, mais de 7 mil alunos do ensino fundamental de vitoria ainda estão estudando sem livros . Um direito básico de todos da rede publica, os livros não chegaram as escola com números suficientes, e o problema atinge principalmente o 1º ano do ensino fundamental, em que só 212 dos 2200 alunos matriculados receberam o material.



A Secretaria de Educação de Vitória estima que entre 25% e 30% dos 31,2 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental ainda estejam sem livros para amenizar o problema a prefeitura tenta remanejar a distribuição com ajuda de outros municípios “Agente descobre onde esta sobrando livros para trazer para nossa escola “ justifica o coordenador de biblioteca escolares da Secretaria Municipal da Educação Eduardo Valadares



O problema teria sido provocado pela pouca oferta de livros por parte do Ministério de Educação (MEC) como a quantidade é enviada com base no Censo escolar 2008 e, neste ano, foram criadas novas séries para atender ao ensino fundamental de 9 anos , o numero não foi suficiente.



Fique por dentro



Com tudo que estamos vivendo violência, drogas, e tudo mais ainda esquecerão os livros para estudar, com o ano letivo que já começou há três meses e agora foram levar para o jornal!!



Faltam 24 mil livros para alunos do 1º não só na capital, a matéria diz também em Vila Velha , Serra e Cariacica e em outros municípios de todo Espírito Santo que estão enfrentando os mesmos problemas.



E ficam culpando uns aos outros pela ma estratégia com censo e ou distribuição dos livros e ate mesmo com mais um ano escolar. Mães sofrem com tudo isto, elas dizem “os professores tem se esforçado para ensinar sem os livros “ mas isso não as tranqüiliza.

Trocando em miúdos, o livro é um direito do aluno não podemos ficar de braços cruzados esperando a boa vontade de quem vai repassa-los, pagamos os impostos, e na hora de ter acesso a educação não somos atendidos de forma adequada .

E até quando isso vai continuar...



Referências: A Gazeta – jornal-dia a dia (Cintia Alves)

Secretaria municipal de Educação de Vitória

Personalidade Marcante - Nelson Mandela




Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999.

Luta contra o apartheid



O apartheid, que significa "vida separada", era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.



Ainda estudante de Direito, Mandela começou sua luta contra o regime da apartheid. No ano de 1942, entrou efetivamente para a oposição, ingressando no Congresso Nacional Africano (movimento contra a apartheid).

Durante toda a década de 1950, Nelson Mandela foi um dos principais membros do movimento anti-apartheid. Participou da divulgação da “Carta da Liberdade”, em 1955, documento pelo qual defendiam um programa para o fim do regime segregacionista.



Mandela sempre defendeu a luta pacífica contra a apartheid. Porém, sua opinião mudou em 21 de marco de 1960. Neste dia, policiais sul-africanos atiraram contra manifestante negro, matando 69 pessoas. Este dia, conhecido como “O Massacre de Sharpeville”, fez com que Mandela passasse a defender a luta armada contra o sistema.



Em 1961, Mandela tornou-se comandante do braço armado do CNA, conhecido como "Lança da Nação". Passou a buscar ajuda financeira internacional para financiar a luta. Porém, em 1962, foi preso e condenado a cinco anos de prisão, por incentivo a greves e viagem ao exterior sem autorização. Em 1964, Mandela foi julgado novamente e condenado a prisão perpétua por planejar ações armadas.



Mandela permaneceu preso de 1964 a 1990. Nestes 26 anos, tornou-se o símbolo da luta antiapartheid na África do Sul. Mesmo na prisão, conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim da segregação racial no país. Neste período de prisão, recebeu apoio de vários segmentos sociais e governos do mundo todo.



Com o aumento das pressões internacionais, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk solicitou, em 11 de fevereiro de 1990, a libertação de Nelson Mandela e a retirada da ilegalidade do CNA (Congresso Nacional Africano). Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.



Em 1994, Mandela tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul. Governou o país até 1999, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos.



Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da política dedicando-se a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos. Já recebeu diversas homenagens e congratulações internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais.

Algumas frases de Nelson Mandela



- "Não há caminho fácil para a Liberdade."

- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."

- "A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias."

- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo."

Dia Internacional de Nelson Mandela

- A partir de 2010, será celebrado em 18 de julho de cada ano o Dia Internacional de Nelson Mandela. A data foi definida pela Assembléia Geral da ONU e corresponde ao dia de seu nascimento.

Obs.:em uma de nossa oficinas de apoio foi apresentado o filme deste grande homem Nelson Mandela e me apaixonei por esta personalidade tão marcante de minha época, que ainda vive e luta para sempre.



preciar com amor

A flor da primavera

E o bordo do outono

É corresponder à infinita bênção

Que nos é concedida por Deus.

Deleitando-nos com a arte,

Somos purificados em corpo e alma:

Isso sim, é bênção divina.

Fazendo das flores, dos pássaros,

Do vento e da lua

Meus amigos,

Desejo viver alegremente

Mesmo neste mundo cheio de sofrimentos.



 
fotos de amigas queridas, e nossa querida docente Cynthia





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momentos de estudos para mais daqui 3 anos



Eu, muito feliz por esta na faculdade UNIUBE realizando meus sonhos.



- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”. “Nelson Mandela”









Referências Bibliográficas : Apostilas da faculdade UNIUBE Aranha, Maria Lucia

Rousseau, Jean Jaques Emilio ou da Educação.tradução Roberto Leal. São Paulo Martins Fonte, 1999.



Wikipédia : disponível <HTTP://upload.org/commons.



Youtube. Criança- A alma do Negocio.



Agradecimentos

Ufa!!!!!!!!! Finalizei o 1º degrau, achei que não iria conseguir apesar de uma vida tripla trabalhar fora, dona de casa, ser mãe e esposa e ainda arrumar tempo para estudar ufa! A jornada de 24hrs é tensa, mas não vou desistir. È claro que com ajuda e o carinho de todos os amigos, meus pais ao eu marido e grande amor Rodrigo e principalmente meu filho Octavio Henrique a quem dedico este curso de graduação.

Há todos da faculdade UNIUBE pólo de Cariacica, nossa preceptora Gysmeire e nossa docente Cynthia. Muito obrigada pela dedicação e carinho.

Minha Família    (OBS: NÃO SEI AINDA COLOCAR AS FOTOS EM MEU BLOG MAS LOGO LOGO VOU POSTAR ESTOU APRENDENDO)

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