domingo, 12 de setembro de 2010

A Escola dos meus Sonhos, é oque eu quero sequir

A escola de meus sonhos eu ainda não vi.


Ela está no sonho dos alunos, dos professores dedicados que conheci;

A escola dos meus sonhos não se fará com estruturas futuristas, nem com apelos modernistas ou tendências tradicionais.

Ela se fará com carisma e a ousadia de ouvir os educandos e guiá-los para uma humanidade mais justa, que se preocupa com os demais.

Uma escola que usa o bom senso, no momento de avaliar seus discípulos e escolher seu corpo docente

Na escola dos meus sonhos as matérias são ensinadas de forma que tenham alguma utilidade prática, e valorizem o ser humano e a sua relação com o meio-ambiente.

Na escola dos meus sonhos a história é ensinada para que o aluno possa entender como chegou até aqui, a evolução, a tecnologia, para valorizar os pioneiros que trouxeram benefícios à humanidade em geral, e não aos personagens políticos que dão nome às ruas e avenidas das cidades.

Na escola dos meus sonhos os alunos tratam os professores como mestres, e como pessoas que são um modelo na vida deles, e não com ameaças, violência ou desrespeito. Mas os professores tratam os alunos como filhos, e sabem de sua verdadeira função de educadores.

Talvez os presidentes, ministros, governadores, secretários de educação tenham um mínimo de discernimento, se esqueçam um pouco de dar os cargos comissionados a alguém por motivos partidários ou de “amizade”, e pensem em qual seria a escola dos seus sonhos, e onde gostariam que seus filhos estudassem, e algum dia pudessem chegar à conclusão de que a nossa escola atual está longe de preparar algum aluno para a vida que gostaríamos que ele tivesse.

É desolador verificar que entra governante, sai governante, nenhum deles tenta mudar as estruturas educacionais, que já ruíram há muito tempo, e precisam ser reconstruídas.

Somente nós, o brasileiro com acesso à informação e cultura pode mudar isso. Não podemos permitir que as bolsas-família, big brothers, pânicos na tv, caras, Faustões, Gugus, Xuxas e outros “formadores de opinião” acabem com a nossa educação e cultura. Nós somos melhores do que isso. E temos que exigir respeito na TV, jornais, revistas, rádio, etc.

Na escola dos meus sonhos as matérias são ensinadas de forma que tenham alguma utilidade prática, e valorizem o ser humano e a sua relação com o meio-ambiente.

Na escola dos meus sonhos a história é ensinada para que o aluno possa entender como chegou até aqui, a evolução, a tecnologia, para valorizar os pioneiros que trouxeram benefícios à humanidade em geral, e não aos personagens políticos que dão nome às ruas e avenidas das cidades.

Na escola dos meus sonhos as matérias são ensinadas de forma que tenham alguma utilidade prática, e valorizem o ser humano e a sua relação com o meio-ambiente.

Na escola dos meus sonhos a história é ensinada para que o aluno possa entender como chegou até aqui, a evolução, a tecnologia, para valorizar os pioneiros que trouxeram benefícios à humanidade em geral, e não aos personagens políticos que dão nome às ruas e avenidas das cidades.    Tia Hay

Nenhum comentário:

Postar um comentário