domingo, 20 de fevereiro de 2011

trabalho sobre desenvolvimento infantil "freud"

A importância do desenvolvimento infantil para educadores

Para os professores conseguirem trabalhar com as crianças é necessário que ele entenda o seu desenvolvimento.
Vários pesquisadores sugeriram teorias para explicar o desenvolvimento infantil dentre eles Freud que separa em 5 etapas as fases de desenvolvimento humano:
1º fase – Oral – 1 a ½ ano
2º fase – Anal – 1 a 3 anos
3º fase – Fálica – 3 a 7 anos
4º fase – Latência – 7 a 12 anos
5º fase – Genital – a partir de 12 anos

“Para Freud, os cinco primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da personalidade, que se dá” por essas fases. (Criança e Desenvolvimento, p. 45).
Freud conseguiu formular sua pesquisa de desenvolvimento infantil através das experiências de seus pacientes e de suas próprias experiências de vida isso podemos analisar no Filme Freud Além da Alma, onde Freud hipnotizava as pessoas para leva-lás até a infância e descobrir qual era a causa da histeria.
Uma das descobertas de Freud demonstrada neste filme foi a sua investigação através de sua própria experiência o que mais tarde ficaria conhecido como complexo de Édipo e a este complexo atribui muitas das causas dos problemas de personalidade.
Podemos citar também Piaget como um dos grandes pesquisadores de desenvolvimento infantil.
Piaget separa o desenvolvimento infantil em estágios:

1º estágio 0 a 2 anos inteligência sensório-motora;
2º estágio 2 a 11 anos inteligência operatório-concreta;
3º estágio a partir de 12 anos inteligência operatório-formal.

Para Piaget: “A infância é considerada como um período particular do processo de formação do pensamento que só se completa na idade adulta.” (Psicologia e Trabalho Pedagógico p. 45).
Esses estágios de desenvolvimento são caracterizados por novas formas de organização mental.
Podemos perceber através dessas pesquisas: “... que a criança tem um modo todo especial de compreender o mundo, de dar significados a ele, de explicá-lo. E que, a partir disso, ela contribui significativamente para o seu próprio desenvolvimento, tornando-se parte importante do mundo que a cerca e produtora de cultura.” (Criança e desenvolvimento p. 39 e 40)
Por isso é tão importante compreender o desenvolvimento infantil para saber lidar com diversos problemas que podem ocorrer em sala e conseguir perceber mudanças no comportamento de cada aluno.
O educador deve identificar quando a criança está passando por algum problema especifico isso pode deixar a criança menos atenta, menos participativa e sem vontade de realizar as suas atividades didáticas.
Não adianta exigir, obrigar ou até mesmo isolar essa criança, é preciso utilizar de práticas pedagógicas entendendo o desenvolvimento infantil para ajudar a cada criança.
Sendo mediador entre pais e alunos contribuindo para formar cidadãos.

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